A situação atual que se vive no nosso País integra um conjunto de medidas adequadas de preparação da resposta e minimização do impacto de uma epidemia de COVID-19, reduzindo a disseminação da infeção, através da promoção de medidas de saúde pública, individuais ou comunitárias.
É fundamental minimizar o risco de transmissão de COVID-19, pelo que estão a ser adotadas medidas várias que limitam o funcionamento de escolas ou que promovem o isolamento profilático de pessoas, nomeadamente docentes.
Devido à dinâmica do contexto epidemiológico e a incerteza científica quanto às características deste vírus, o SDPM considera premente o encerramento imediato de todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, da Região Autónoma da Madeira enquanto se verificar o risco sistémico de propagação da doença.
O SDPM considera, em consonância com este contexto, suspender “sine die”, todas as atividades que se encontravam já agendadas, entre as quais se incluem as ações de formação contínua e reuniões dos órgãos dirigentes.
Funchal, 12 de março de 2020
A Direção